Logo
Como Evitar Mofo no Banheiro

Como Evitar Mofo no Banheiro

Você notou um cheiro estranho no seu banheiro? Crescimentos de manchas descoloridos em suas paredes, pia ou chuveiro? 

Você está vendo um aumento de problemas respiratórios ao usar o banheiro? Mofo no banheiro pode afetar seriamente sua rotina diária e criar um risco potencial à saúde. 

Para manter os banheiros livres do incômodo crescimento de fungos, saiba mais sobre como você pode evitar que esses fungos se instalem em sua casa. 

Sinais de mofo nos banheiros

O primeiro passo para prevenir o crescimento do mofo é reconhecê-lo no momento em que ocorre ou identificar os pontos que podem causar problemas. Fique atento aos sinais de adições indesejadas ao ecossistema do seu banheiro: 

  • Mofo visível: Procure crescimento em áreas úmidas, como mofo na cabeça da torneira, no chuveiro, ao redor do vaso sanitário ou embaixo da pia. Manchas escuras e difusas ou manchas em pó claras a escuras podem ser mofo ou bolor. 

  • Cheiro de mofo no banheiro: Aquele cheiro de “mofo” ou “úmido” que está enchendo seu banheiro pode ser causado por mofo. Se você sentir um cheiro que possa ser comparado a terra úmida, madeira podre ou tapetes molhados, é hora de procurar fontes de contaminação. 

  • Sinais de danos ou vazamentos de água: Tipos de fungos prosperam em ambientes úmidos. Tome nota de qualquer lugar que esteja ficando particularmente úmido como um ponto potencial de crescimento de fungos. Vazamentos podem fornecer casas invisíveis para mofo e bolor, mas não se esqueça de verificar também o chuveiro, a banheira, a pia e o vaso sanitário. 

  • Aumento de problemas respiratórios: Mofo podem irritar condições como alergias ou asma ou causar problemas respiratórios gerais. Se você tocar ou inalar esporos, poderá sentir dor de garganta, tosse ou espirro, irritação nos olhos ou respiração ofegante. Encontrar esses sintomas durante ou logo após o uso do banheiro pode apontar para o crescimento de fungos.

Quais os Sinais de tubulação entupida

Quais os Sinais de tubulação entupida

Como evitar mofo no banheiro 

Reduza os maus odores e os riscos à saúde tomando medidas para prevenir o crescimento de mofo e bolor. Aqui estão algumas dicas para manter as coisas limpas e confortáveis ​​em seu banheiro: 

  • Limpe regularmente: Banheiros limpos são inimigos do mofo. Enxugar a água, limpar superfícies úmidas e remover a sujeira dificulta o crescimento de fungos. 

  • Seque-o: Mofos precisam de umidade para se firmar. Mantenha seu banheiro ventilado, especialmente durante e após banhos de vapor. Certifique-se de espalhar as toalhas para que sequem completamente e cuide de derramamentos e vazamentos de encanamento assim que você os notar. 

  • Conserte vazamentos: Isso geralmente não é apenas uma boa prática em qualquer cômodo da sua casa, mas encontrar e consertar vazamentos também elimina uma importante fonte de umidade que o mofo e o bolor usariam para crescer. 

  • Mantenha os ventiladores em funcionamento: A ventilação é a chave para manter seu banheiro seco. É especialmente importante em banheiros sem janelas ou em meses frios, onde você não pode abrir uma janela para um fluxo de ar extra. 

  • Substitua o rejunte de chuveiro rachado: Quando o rejunte começa a rachar ou desmoronar, ele oferece a oportunidade perfeita para a infiltração de água e permite que o mofo e o bolor se desenvolvam. Se puder, substituir e vedar novamente o rejunte danificado reduz as oportunidades de crescimento do mofo. 

  • Remova o mofo: Elimine qualquer crescimento que esteja atualmente em sua casa. O mofo cresce na superfície dos objetos, então você mesmo pode esfregar. Certifique-se de usar luvas e uma máscara facial para se proteger de irritantes.  

Desentupimento e Serviços Profissionais em Lisboa:

Ligue agora mesmo para o número 92 738 30 39 e converse com uma das nossas atendentes. Prestamos serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana.